Otoplastia – Orelhas

Correção cirúrgica de orelhas de abano

Crianças e jovens com orelhas em abano podem enfrentar uma série de sentimentos negativos e desafios emocionais devido à aparência das orelhas. A condição pode levar ao bullying, provocando constrangimento, baixa autoestima e insegurança.

Além disso, as crianças podem se tornar mais introvertidas, evitando atividades sociais e esportivas onde suas orelhas possam ser motivo de zombaria.

A correção cirúrgica dessa condição, através da otoplastia, pode melhorar significativamente a qualidade de vida e a autoestima desses jovens, proporcionando uma aparência mais harmoniosa e equilibrada ao rosto.

A orelha em abano, uma condição também conhecida como protrusão auricular, é causada por fatores genéticos e geralmente se desenvolve durante a formação embrionária. Essa deformidade é resultado da combinação de dois fatores: aumento do ângulo entre a orelha e o crânio, chamado de ângulo escáfo-conchal, e hipertrofia da concha, a parte côncava da orelha.

A recuperação da otoplastia geralmente é tranquila e sem complicações. Após a cirurgia, o paciente pode sentir algum desconforto e inchaço na área das orelhas, que normalmente diminui dentro de alguns dias.

Dúvidas frequentes

A  Otoplastia é a correção cirúrgica das orelhas em abano, também conhecida como protusão auricular. Essa cirurgia é indicada para pessoas que se incomodam com as alterações da aparência das orelhas.

O procedimento pode ser feito a partir dos  6 anos, quando a orelha da criança já está 85% desenvolvida.
Na maioria das vezes a cirurgia é feita nessa faixa etária, mas também pode ser realizada na adolescência ou fase adulta.

A recuperação completa da cirurgia ocorre em 30 dias, tempo pelo qual será necessário usar a faixa pós-operatória e evitar exercícios

A retirada de pontos ocorre 7 dias após o procedimento e em 15 dias o paciente pode retornar às atividades de rotina.

Saiba mais

Posts relacionados